FOOD REVOLUTION DAY NO BRASIL

Grande evento será realizado no Rio de Janeiro com a participação do renomado chef Jamie Oliver via streaming e a presença de David Hertz.

O Tudo Gostoso, maior site de culinária do país, e a Gastromotiva, OSCIP que promove a inclusão social por meio da gastronomia, realizam um super evento em prol do Food Revolution Day, uma iniciativa global criada pelo renomado chef Jamie Oliver, que visa a conscientização por uma melhor educação alimentar para todas as crianças. A ação, que acontece amanhã (15/05), será realizada no Rio de Janeiro e contará com o apoio da Rede Gastromotiva em São Paulo e em Salvador. Ao todo, 240 alunos da Gastromotiva e 300 crianças irão cozinhar juntas receitas práticas e saudáveis.

O encontro será realizado na UNISUAM (Centro Universitário Augusto Motta), a partir das 10h, e terá a participação ao vivo, via streaming, de Jamie Oliver, entre 11h30 e 12h30. Além do Brasil, apenas os Estados Unidos e o Canadá terão a participação do chef. Na ocasião Jamie reforçará a importância de criar hábitos alimentares saudáveis e os riscos que podem trazer caso não dê atenção para aquilo que é consumido no dia a dia. A aula presencial será ministrada pelo chef David Hertz, que é fundador da Gastromotiva, Fellow Asshoka, Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial desde 2012 e TED Fellow em 2015 – sendo o único brasileiro a participar do TED2015 em Vancouver, Canadá.

“A missão da Gastromotiva é transformar pessoas e comunidades por meio da comida. Nosso principal projeto é focado em inclusão de jovens no mercado de trabalho - mas entendemos a importância da alimentação em todas as fases da vida. É por isso que a partir desse ano vamos focar em ações que contribuem para melhorar a saúde das crianças em todo Brasil. A Iniciativa do Jamie Oliver está muito alinhada a nossa missão, e por isso é uma honra fazer parte”, afirma David.

O projeto contará ainda com o apoio da Bela Gil, que cedeu receitas próprias para serem reproduzidas pelas crianças no dia do evento. Bela é chef e orientadora alimentar formada em Culinária Natural pelo Natural Gourmet Insitute e em Nutrição e Ciência dos Alimentos pela Hunter. Ela é também conselheira da Gastromotiva.

O evento, baseado no Rio, ainda contará com o apoio da Rede Gastromotiva nas cidades de São Paulo e Salvador. Os alunos das duas cidades também vão estar com a atenção voltada para a conscientização do cuidado com a alimentação infantil. Os eventos serão nas universidades parceiras em cada cidade - Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo e UNIFACS em Salvador.

Neste ano, o objetivo do Food Revolution Day é conseguir milhões de assinaturas numa petição online (http://goo.gl/AOJyzt), que pode ser acessada por meio do site Tudo Gostoso, para promover a inclusão da educação alimentar obrigatória nos currículos escolares de todos os países que compõem o Grupo G20, principal fórum internacional para a cooperação global composta por 19 países e a União Europeia.

No site do Tudo Gostoso também estarão disponíveis 22 receitas saudáveis e práticas desenvolvidas especialmente pela equipe do Food Revolution Day, que poderão ser preparadas pelas crianças. Tanto o site de culinária quanto a Gastromotiva irão fazer a divulgação nas redes sociais e junto à rede de parceiros da OSCIP, que inclui restaurantes como Fasano, Dalva e Dito, Ráscal, Aconchego Carioca, Ici Brasserie, Pomodori, Grupo Troisgros, entre outros, além de envolver chefes renomados.

A iniciativa criada por Jamie Oliver, em 2012, visa inspirar, educar e motivar as pessoas a defenderem o direito a uma alimentação saudável para que possam reverter os dados mundiais. Atualmente vive uma epidemia global de obesidade, onde 42 milhões de crianças menores de cinco anos estão acima do peso ou obesas. Outro dado aponta que em 2030, prevê-se que 41% da população mundial vai estar acima do peso ou obesos. Em 2014, mais de 1.000 embaixadores voluntários realizaram iniciativas em cerca de 121 países, incluindo o Brasil, totalizando 10.143 eventos.
A partir de Portal da Propaganda. Leia no original

0 comentários: