FILÉ DE FRANGO AO BACON E BATATAS GRATINADAS



Esta receita faz parte do livro 15 minutos e Pronto (Editora Globo) e , embora fácil e de rápida execução, representa uma refeição completa. Acompanha bem o tradicional arroz branco e surpreende pelos sabores marcantes da batata, das verduras combinadas e do frango, que fica perfumado e saboroso graças às tiras de bacon.

Serve : 4 pessoas
Tempo : de 15 a 30 minutos

INGREDIENTES

Batatas gratinadas
800 g de batatas
3 cebolas
Azeite
1 cubo de caldo de galinha
½ um bando de sálvia fresca
100 ml de creme de leite

Frango
4 peitos de frango sem pele
Ramos de alecrim fresco
2 fatias de bacon defumado

Verduras
200 g alho-poró bebê
200 g de espinafre
200 g de ervilhas congeladas

PREPARO

1. Pré-aqueça o forno em temperatura altra.

2. Descasque e corte as batatas em fatias (se desejar, uso o processador). Em uma panela com água e sal, coloque as batatas e tampe.

3. Descasque as cebolas, finamente, em rodelas. Em uma assadeira, espalhe duas colheres de sopa de óleo, esfarele o cubo de caldo de galinha, junte a cebola e tempere com sal e pimenta. Rasgue nas folhas de sálvia e leve ao forno, mexendo regularmente e adicionando um pouco de água, se elas começarem a grudas.

4. Em uma grande folha de papel manteiga, misture o frango com sal, pimenta e as folhas de alecrim, em seguida, dobre o papel e force para achatar o frango a cerca de 1,5 cm de espessura,  com ajuda de um rolo de madeira ou garrafa. Coloque na frigideira com uma colher de sopa de azeite, virando cada lado depois de três ou quatro minutos, ou até ficar dourado e cozido. Quando dourar o primeiro lado, acrescente as fatias de bacon ao lado dos filés e vire-as até que estejam douradas.

5. Escorra bem as batatas e, então, acrescente à assadeira com as cebolas. Misture e organize em uma camada plana. Despeje sobre o creme de leite e, em seguida, rale finamente o parmesão. Ponha novamente no forno para grelhar ou, no caso de forno convencional, na prateleira mais alta.

6. Corte pela metade o alho-poró, no sentido do comprimento.  Lave bem e fatie. Coloque em uma panela ou frigideira, em fogo alto e com uma colher de sopa de óleo, mexendo sempre. 

7. Misture o espinafre e a ervilha com o alho-poró. Mexa com delicadeza até que o espinafre murche e as ervilhas estejam macias.

8. Monte uma travessa ou tabuleiro com o o verde por baixo, os filés de frango e o bacon por cima. Sirva com o gratinado.

0 comentários: