COMIDA CASEIRA, NOVO LIVRO DE JAMIE OLIVER

Obra reúne as 100 melhores receitas de comida caseira em uma viagem emocional através da culinária

Para Jamie Oliver, o significado de comida caseira – também conhecida como comfort food – é subjetivo. “Tem a ver com a maravilhosa capacidade que a comida tem de nos levar em uma viagem emocional”. Usando esse critério, Jamie selecionou 100 receitas para seu novo livro, "Comida Caseira" (Globo Estilo, 408 págs.). Entre as muitas que recolheu, estão algumas de companheiros de gastronomia, amigos e pelas redes sociais. Também recheou o livro com sua experiência afetiva, adicionando relatos pessoais aos pratos com os quais cresceu e, segundo ele, foram responsáveis pela sua paixão pela cozinha. 

São receitas com apelo emocional: pratos que Jamie cozinha e gosta de saborear quando quer comemorar, quando se sente um pouco “para baixo”, para agradar alguém, ou mesmo quando sente vontade de se recompensar por algo. Receitas que têm significado para ele, como a “Salada retrô em camadas”, que costumava comer com sua mãe dentro do carro, em um estacionamento da cidade, ou o “Delicioso pudim de caramelo”, um dos doces favoritos de sua infância. 

Comida caseira é um livro para ser aproveitado com paciência e envolvimento. As receitas não são pensadas para refeições rápidas, mas para momentos especiais: trata-se da perfeição dos pratos, de como servi-los, com quais acompanhamentos, em que momento, onde e para quem. 

COMPRE

Centrado na experiência de saborear um prato especial, o livro apresenta receitas que passam longe da preocupação com as calorias. Considerando que depois de um prato caprichado, a alimentação deve ser balanceada com refeições mais leves, Jamie oferece, ao final do livro, todas as informações nutricionais necessárias para que o leitor faça escolhas conscientes. Dividido em capítulos que remetem às emoções – Nostalgia, Para ficar feliz, Mais saúde e energia, Ritual, Prazeres secretos, Doces indulgências, além do capítulo dedicado às informações nutricionais – Comida caseira é um livro para se ter na estante por muito tempo, para recorrer quando precisarmos de um pouco de conforto.

Sobre o Autor 

Jamie Oliver aprendeu a cozinhar no pub de seus pais aos oito anos de idade. O primeiro restaurante que abriu foi o Fifteen, em Londres, espaço onde hoje treina jovens desempregados para trabalhar no ramo alimentício. Ficou famoso com o programa The Naked Chef na TV inglesa. Iniciou um movimento para melhorar a qualidade das refeições escolares no Reino Unido por meio de sua organização, a Jamie Oliver Food Foundation, que conta com vários projetos, entre eles um que leva a arte de cultivar e cozinhar alimentos às crianças do ensino primário. Nos Estados Unidos, a organização trabalha para levar melhor educação alimentar para as escolas, empresas e comunidades. 

Entre seus restaurantes famosos estão o Union Jacks e um grupo de restaurantes italianos espalhados pelo mundo. Ele escreve a sua própria revista Jamie Magazine, aparece em seu canal do YouTube Jamie Oliver’s Food Tube, possui cinco apps vencedores de prêmios e já tem catorze livros de culinária publicados, todos best-sellers, com o acompanhamento de seus programas de TV. Seu livro mais popular, 30 minutos e pronto, foi a obra de não ficção com a maior e mais rápida vendagem de todos os tempos no Reino Unido.

0 comentários: