RISOTO BÁSICO


Esta receita básica tem a assinatura de Jamie Oliver, o britânico que ficou conhecido por cozinhar sem frescuras. Confira no licro "O Chef Sem Mistérios" (Editora Globo). E, neste caso, trata-se de um prato relativamente simples, mas com sabor especial e cujo segredo é ficar ao lado dele, dando sua atenção absoluta por cerca de 20 minutos. O esforço vale a pena. A receita acontece em etapas. Então, anote o que vai precisar :

Ingredientes
  • l litro de caldo (de galinha, peixe ou legumes)
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva de boa qualidade
  • 2 cebolas médias picadas bem fino
  • sal e pimenta-do-reino 
  • 2 dentes de alho fatiados ou uma colher de alho ao óleo
  • 400 g de arroz para risoto
  • 100 ml de vermute branco seco (Martini Dry) ou vinho branco seco
  • 70 g de manteiga sem sal
  • 85 a 100 g de queijo parmesão fresco ralado

Modo de Fazer


1.  Esquente o caldo, que pode preparado com o tradicional tablete. Usei o caldo líquido de galinha da Maggi (são quatro colheres de sopa para um litro de água). Em uma panela separada, aqueça o azeite de oliva. Adicione a cebola e uma pitada de sal. Refogue por cerca de 3 minutos. Acrescente o alho e, após mais um minuto, junte o arroz. Aumente o fogo e, a partir daí, não se afaste mais da panela. Mexa lenta e continuamente, até que o arros comece a fritar. Se a temperatura parecer muito alta, diminua um pouco. Você deve manter o arroz em movimento. Depois de 2 ou 3 minutos, ele começará a ficar transparente e, neste momento, adicione o Martini Dry (um vermute branco seco vendido em supermercados) ou o vinho, sem parar de mexer. A bebida irá chiar ao redor do arroz, evaporando rapidamente e deixando o arroz com uma essência deliciosa. Não acreditava, mas a bebida proporciona um sabor intenso, mas sutil, mas se quiser algo mais delicado prefira o vinho branco seco.

2.   Assim que o vermute ou o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha (sopa) de caldo quente e uma pitada de sal (coloque pequenas pitadas de sal a gosto enquanto você estiver acrescentando o caldo). Abaixe o fogo para uma fervura leve (a razão pela qual não queremos ferver tudo é que, se fizermos isso, o exterior do arroz ficará cozido e macio e o interior permanecerá cru). Continue adicionando conchas de caldo, misturando e esperando que cada concha seja absorvida antes de entornar a próxima. Isso levará uns 15 minutos. Experimente o arroz - está cozido? Continue a acrescentar o caldo até que o arroz esteja tenro, mas com uma leve consistência. Ajuste o tempero.

3. Retire a panela do fogo e adicione a manteiga e o parmesão, reservando um pouco do queijo para salpicar por cima do risoto se você quiser. Misture delicadamente. Coma o mais rápido possível, enquanto ele ainda conserva a textura umedecida. Sirva sozinho ou com uma salada verde refrescante. Em separado, deixe um prato com salsinha, cebolinha e manjerona picados. Isto acrescenta aroma e sabor ao prato. Espero que goste. Veja o passo-a-passo abaixo e, se quiser, complete com um salsão ou brócolis, adicionados junto com a cebola. Fica uma delícia.


0 comentários: