CAMARÃO AO ALHO E ÓLEO


No Brasil, este prato também é chamado de "camarão à paulista", mas nada mais é do que camarão ao alho e óleo. 

Vamos, então, aos ingredientes e preparo.

INGREDIENTES
  • 1 Quilo de camarões rosa grandes
  • 1/2 xícara de uma mistura de óleo e azeite
  • Dez dentes de alho
  • Salsinha picada
  • Sal a gosto
  • Suco de um limão para temperar

MODO DE FAZER

A primeira recomendação da tradicional receita de "camarão à paulista" é a escolha de camarões graúdos com casca e cabeça. Mas como não acredito em receitas definitivas, já testei outras variações e garanto que o resultado é igualmente delicioso. Portanto, você pode preparar camarões médios e preferencialmente sem cabeças, sem perder o sabor. Cuide apenas de manter a casca, mesmo que as retire na hora de comer, pois esta garante que o camarão não fique encharcado ou diminua de tamanho. 

Lave os camarões com casca, retirando a cabeça e tempere com sal, pimenta e limão. Em seguida, descasque os dentes de alho, cortando em lâminas.

Frite o camarão no óleo até dourar. Retire os camarões e reserve. Frite o alho no óleo e despeje sobre os camarões. Para completar, salpique salsinha. Serve para incrementar o aroma.

Dicas: 1 ) Caso prefira utilizar uma fritadeira, ao final, antes de servir, passe os camarões numa frigideira com azeite e alho cortado em lâminas;  2 )  Para garantir o sabor do tempero, antes de fritar, deixe o camarão por pelo menos uma hora num recipiente fechado;  3 ) Como acompanhamento, vai bem um molho à base de maionese, pimenta e mostarda. Acompanhe abaixo o preparo e bom apetite.

Um comentário:

  1. adorei a receita mas fiz sem a casca, e por sinal e bem melhor, pois da menos trabalho na hora de comer.

    ResponderExcluir