CAPUCCINO


Inverno, dias frios e, talvez, uma boa companhia. São motivos suficientes para apreciar uma das boas bebidas da estação, o capuccino. O café tradicional, encorpado com leite em pó, chocolate e uma pitada de canela é um clássico. Esta receita foi repassada por Jamie Oliver, a partir de informações de seu amigo (e mentor) Gennaro Contaldo. 

Claro que o paladar é muito próprio e mesmo a quantidade, a consistência e a intensidade do café farão diferença. Mas vale a pena provar a combinação e procurar seu próprio ponto de equilíbrio. Aproveite.

Ingredientes

3 colheres de sopa de chocolate em pó
400 gramas de Leite Ninho
60 gramas de café solúvel (Nescafé)
1/2 lata de Leite Ninho de açúcar
2 colheres de sopa de canela
1 colher de sopa de bicarbonato

Modo de Fazer

Variação com chantili e raspas de chocolate
É possível preparar colocando tudo no liquidificador. Pessoalmente, prefiro fazer isto manualmente. Primeiro, penere o leite em pó, o chocolate e, principalmente, o café solúvel (sempre utilizo Nescafé ou Pilão). No caso deste último, os grãos maiores terão que ser literalmente ralados no coador para que cheguem ao tamanho ideal. Descarte aqueles que não conseguir peneirar.

Separe uma vasilha grande e coloque primeiro o leite em pó. Aos poucos, acrescente o café, mexendo sempre e buscando uma cor uniforme. Em seguida, acrescente o chocolate e utilize a própria embalem do leite para medir "meia lata de açúcar" refinado. Misture, seguindo o mesmo procedimento. Ao final, acrescente a canela e o bicarbonato. Obtendo um pó uniforme, coloque em potes de vidro ou latas bem fechadas. Pode ser utilizado durante 120 dias.

Observação : a canela pode ser considerada opcional, assim como sua quantidade, que pode ser maior ou menor, dependendo de seu gosto. Além disso, invente acrescentando à xícara de café já pronta o que desejar: chantili, leite condensado ou raspas de chocolate.

2 comentários:

  1. oi? vc mistura o capuccino em leite ou agua?

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Há quem goste de capuccino com água, mas prefiro dissolver em leite integral ou, em dias de muita culpa, com leite desnatado. Isto ajuda na cremosidade e no sabor. Mas siga sua preferência, a receita cabe para as duas maneiras de preparo. Um abraço.

    Tia Sô

    ResponderExcluir